Evolução dos arsenais nucleares no mundo

O evento foi organizado pelo Laboratório de Logística de Defesa (LOGISDEF) do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST) e pelo Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS) da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As transparências que ilustraram a palestra do Dr. Dalton apresentam um excelente resumo da evolução dos arsenais nucleares até o presente.

Por considerar que o tema deve ser objeto de debate pela sociedade brasileira este Portal está disponibilizando o conteúdo dessa apresentação para o público, com autorização do autor.

Dalton Ellery Girão Barroso é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Neste Instituto, em 2006, Dalton defendeu tese de doutorado, na qual calculou e equacionou modelos físicos e matemáticos de uma ogiva nuclear estadunidense, a Warhead/ W-87, com o auxílio de um sofisticado programa de computador que ele mesmo criou. A pesquisa foi realizada por simulação numérica de detonações termonucleares em meios híbridos de fissão-fusão implodidos por radiação. A tese é mantida sob sigilo no IME. Parte da pesquisa foi transformada em livro, em 2009, com o título “A Física dos Explosivos Nucleares”. Este livro provocou acirradas discussões internacionais entre o Governo brasileiro e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na qual esta afirmara que o Brasil havia rompido os tratados de não-proliferação nuclear e havia avançado em suas pesquisas no desenvolvimento da bomba atômica. Sob alegação de cerceamento, de censura à obra acadêmica e por a pesquisa ser baseada em modelos físicos e matemáticos conhecidos e disponíveis na literatura mundial existente, o Governo brasileiro corroborou com a disseminação da obra e o livro de Dalton permaneceu disponível ao público em todo o país. Atualmente, Dalton Barroso é pesquisador titular do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e professor do IME, no qual atua na área de Física de Reatores.