Programa de Pesquisa sobre a BLD

PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE A BASE LOGÍSTICA DE DEFESA

Este Programa de Pesquisa, além dos objetivos específicos sobre a Base Logística de Defesa (BLD) Brasileira, relacionados abaixo, visa criar condições de trabalho e capacitar seus pesquisadores na análise dos temas ligados à Defesa Nacional.

Ele é de natureza multidisciplinar e abrange docentes e discentes de vários cursos de graduação e programas de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), bem como pesquisadores externos à UFF, associados ao Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST/UFF).

Linhas de Pesquisa

Este Programa se insere nas linhas temáticas de pesquisa:

Poder Político em face da Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa, da área de concentração Indústria de Defesa e Poder político; e

Políticas Públicas de Defesa Nacional no Período Republicano, da área de concentração Análise e Avaliação de Políticas Públicas de Defesa Nacional.

Os objetivos maiores e principais deste Programa de Pesquisas são:

1. Levantar, analisar e documentar aspectos históricos da BLD Brasileira.

2. Identificar as características atuais da estrutura e funcionamento BLD Brasileira, inclusive sua eficácia e eficiência, e diagnosticar seus principais problemas e desafios.

3. Estabelecer modelos que possam ser usados para moldar a BLD Brasileira (por meio de políticas públicas, legislação específica, financiamentos, ações empresariais, etc.), que sejam adequados às condições do país e aos possíveis condicionantes externos.