O desafio da aquisição de sistemas de defesa

O PAED envolverá investimentos de dezenas de bilhões de reais e comprometerá a capacidade brasileira de investir em defesa pelos próximos 20 anos. Portanto exigirá grande capacidade de gestão desses recursos de modo que os Produtos de Defesa (PRODE) adquiridos tenham qualidade (sejam eficazes) e sejam entregues nos prazos definidos. Adicionalmente será necessário que não haja desperdícios de recursos. Ou seja, o processo de aquisição deve ser eficiente.

Aquisição de sistemas de defesa é um dos empreendimentoss mais complexos que existem. Países que efetuam grandes investimentois de defesa chegam a criar Universidades só para formar pessoal e efetuar pesquisas sobre o tema.

Como este processo é muito dependente das características dos sistemas políticos e da capacidade de gestão dos países, não existe uma “receita de bolo” aplicável em todos os casos. Esta receita não existe nem para as condições particulares de um dado país. Nos EUA e em muitos países industrializados são frequentes as mudanças de estratégias de aquisição. Da mesma forma o tema é objeto de muita pesquisa e estudos pela Academia, visando aprimoramentos crescentes.

Do ponto de vista de estrutura governamental, os recursos necessários são enormes.

Nos EUA existe uma força de trabalho de cerca de 150.000 pessoas com dedicação exclusiva ao processo de aquisição de sistemas de defesa, dos quais cerca de 90% são civis. Este é um caso extremo, mas mesmo assim dá uma idéia do que será necessário construir no Brasil para viabilizar o PAED, considerando apenas a capacidade de gestão do Estado Brasileiro.

No Reino Unido o Defense Equipment and Support (DE&S) conta com cerca de 18.000 pessoas e administra cerca de 22 bilhões de dólares anualmente para aquisição de produtos e serviçoes para a defesa. No Reino Unido cerca de 40% do orçamento de defesa é dedicado a este fim.

Apesar dessa importância este tema sequer foi ainda considerado como um problema a ser tratado no Brasil.

Assim, as discussões sobre as opções para aquisição de sistemas de defesa que estão sendo feitas no Canadá podem servir de incentivo para se começar a tratar deste tema e iniciar um debate sobre o mesmo no Brasil.