Informe UFFDEFESA Janeiro 2014 (#005)

10/02/14

1. Decisão do Governo Brasileiro adotando o caça Grippen NG para o Programa FX-2 propiciou boa cobertura na grande midia brasileira. UFFDEFESA teve participação relevante nesse processo. Artigo sobre o assunto, postado no Portal do UFFDEFESA em dezembro/2013 (A escolha do Grippen NG para o Programa FX-2: impactos para a defesa), ensejou artigo do colunista Merval Pereira (Além dos caças) no jornal O Globo de 28/12/2013. Este, por sua vez, despertou interesse da imprensa russa e entrevista na rádio A Voz da Rússia em 15/01/2014. Artigo gerado pelo UFFDEFESA (A real importäncia da escolha do Grippen-NG.) também  foi publicado pelo Monitor Mercantil em 23/01/2014. Os artigos de opinião publicados pela grande mídia e os gerados pelo UFFDEFESA estão disponíveis no Portal:

Repercussões da mídia sobre a decisão do programa FX-2

2. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFF, com curso de mestrado e doutorado, criou linha de pesquisa sobre Logística de Defesa e decidiu oferecer conjunto de disciplinas que irão permitir a formação de profissionais habilitados a gerir projetos complexos para o desenvolvimento e/ou aquisição de sistemas de defesa. Trata-se de medida importante porque a grande deficiência brasileira para alcançar os objetivos definidos na END para a indústria de defesa é exatamente na área de gestão. A quantidade de profissionais das áreas de engenharia e administração existente nos países que dispõem de um forte Base Logística de Defesa, somente para a gestão da aquisição e desenvolvimento,  é da ordem de dezenas de milhares de pessoas (150.000 nos EUA e 10 a 20 mil no Reino Unido e França). O total de pessoas de que dispõe o MD é inferior a 2.000, sendo que apenas algumas dezenas (se tanto) com as qualificações necessárias a enfrentar esse desafio.

Pós-Graduação em Engenharia da Produção da UFF, cria ênfase em defesa

3- Os Relatórios de Pesquisa em Logística de Defesa (RPLD) foram criados como uma seção dos Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção (RPEP). Trata-se de um periódico de acesso livre, com pontuação QUALIS 5, que se encontra no décimo quarto ano de existência e que tem como finalidade principal disponibilizar, com muita rapídez, os resultados das pesquisas realizadas. Os artigos publicados nos RPEP podem ser referenciados normalmente em qualquer trabalho acadêmico (Trata-se de um artigo em periódico reconhecido pela CAPES). A publicação nos RPEP pode ser a primeira etapa de um processo de geração de artigos para apresentação em eventos acadêmicos e/ou publicação posterior em periódicos de maior impacto (Com QUALIS  igual ou superior a B-2). O que se observa é que o conteúdo dos artigos nessas duas etapas do processo não se altera significativamente, de modo que a versão disponibilizada nos RPEP garante o acesso rápido às mesmas informações.

Os artigos sobre Logística de Defesa serão numerados usando-se como prefixo a letra D. O acesso às informações gerais dos RPEP, Expediente, Instruções  para Submissão de Artigos e aos vários volumes e artigos já publicados (Último Número e Edições Anteriores) pode ser feito pelas abas existentes no Menu Superior, incluídas na aba com o nome RPLD (Relatórios de Pesquisa em Logística de Defesa). Ao se passar o mouse sobre a aba RPLD as demais abas são mostradas logo abaixo desta.

O Volume 14, referente ao ano de 2014, já se encontra disponível e contém  três artigos sobre Logística de Defesa:

Novos artigos deverão ser publicados ainda no mês de fevereiro de 2014.

4- O levantamento das empresas associadas à ABIMDE encontra-se em fase final de análise de dados e os resultados começarão a ser disponibilizados em breve. Noventa e três empresas participaram do levantamento. Todos os resultados serão disponibilizados como artigos publicados nos RPEP (Ver 3 acima). O primeiro artigo encontra-se em fase final de prontificação e apresentará informações sobre as características gerais das empresas: natureza jurídica, porte, capital, ano de fundação, atividades econômicas, produtos e serviços fornecidos, faturamento, recursos disponíveis (instalações e recursos humanos). A previsão é que ainda em fevereiro de 2014 esse primiero trabalho será disponibilizado nos RPEP.