Análise do PROSUB.

A dissertação “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS: Uma Análise da Política Pública para Capacitar o Brasil a Projetar e Fabricar Submarinos”, de Pedro Fonseca Junior, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Estudos Estratégicos.

RESUMO

Em 2007, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva visitou o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. A partir da visita, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos entrou para a agenda nacional. O objetivo deste trabalho é analisar em que medida as ações executadas pelo Estado brasileiro, no período de 2008 a 2014, foram necessárias e suficientes para construir uma base logística capaz de projetar e fabricar tanto submarinos de propulsão convencional como de propulsão nuclear. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. Os resultados obtidos na análise da capacitação de pessoal, transferência de tecnologia e nacionalização, assim como na avaliação das infraestruturas industrial, científico-tecnológica, de financiamento e de apoio logístico, permitiram ao autor concluir que a política pública adotada pelo Estado brasileiro, até o presente momento, está sendo exitosa na construção de uma base logística capaz de projetar e construir tanto submarinos de propulsão convencional como de propulsão nuclear.

O texto completo pode ser encontrado na seção Biblioteca/Dissertações deste portal.