Logística de Defesa e as Ciências de Gestão

No Brasil, contrariamente ao que ocorre no resto do mundo,  os estudos de defesa vêm sendo associados, exclusivamente, à área das Ciências Humanas, particularmente à de Ciência Política.

Entretanto, defesa é um tema extremamente interdisciplinar (não é uma subárea de conhecimento para ser inserida em apenas  uma das grandes áreas definidas pelo CNPq, para fins de gestão da pesquisa científica no Brasil). Uma rapida pesquisa sobre artigos publicados em periódicos internacionais que tratam do tema defesa, mostra, inequivocamente, que as áreas de Ciências Sociais Aplicadas (particularmente Direito, Economia e Administração) e Engenharias (particularmente Engenharia de Produção) são até mesmo muito mais relevantes em termos de contribuição aos Estudos de Defesa.

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), consciente dessa importância do tema, incluiu, em 2015, logística de defesa como uma das subáreas da logística.

O artigo do professor Eduardo Brick, do UFFDEFESA, publicado na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional procura desenvolver os conceitos de logística de defesa e mostrar a importância das Ciências Sociais Aplicadas e da Engenharia de Produção para os Estudos de Defesa e a formação de recursos humanos para tratar de logística de defesa.

Logística de Defesa: uma subárea do cohecimento de importência estratégica para as Ciências de Gestão.