Curso de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (CPGSID)

Curso procurará suprir uma grande lacuna nas ofertas de cursos de pós-graduação sobre defesa no Brasil, pois dará grande ênfase à logística de defesa, que é a responsável pelo desenvolvimento e sustentação de capacidade militar. Ou seja, a parte substantiva das atividades relacionadas à defesa e que ocupa certamente mais do que 90% das atividades dos Ministérios da Defesa e Parlamentos em todo o mundo.

Regimento interno e Edital de seleção podem ser encontrados no endereço abaixo.

CPGSID – Curso de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa.

Uma das linhas de pesquisa do novo curso, Políticas, Estratégias e Planejamento da Defesa,  dará grande ênfase à logística de defesa.

Três membros do UFFDEFESA colaborarão com o novo curso da ESG: os professores doutores Eduardo Siqueira Brick, Jorge Nogueira de Paiva Britto e Eric Serge Sanches.

Outros professores doutores que atuarão nessa linha são o general Mauro Guedes Fereira Mosqueira Gomes, o coronel Marcos Santos  e o comandante Leonam dos Santos Guimarães

Entre as disciplinas oferecidas para os alunos que se interessarem por essa linha de pesquisa encontram-se:

Introdução aos Estudos de Defesa

Projeto de Força Baseado em Capacidade