Escolha uma Página
informe UFFDEFESA Janeiro-Fevereiro 2018 (#033)

PORTAL  DA

LOGÍSTICA

DE DEFESA

Data:

15/03/18

1) Livro publicado pelo Defense Systems Management College dos EUA, faz uma comparação dos sistemas de aquisição para defesa  de cinco países: Austrália, Japão, Coreia do Sul, Singapura e EUA. Embora possa não refletir exatamente a situação atual desses países, pois o trabalho foi elaborado em 2000, muitos ensinamentos úteis podem ser extraídos para o Brasil.

A Comparison of the Defense Acquisition Systems of Australia, Japan, South Korea, Singapore and the United States.

2) Relatório da professora Mariana Mazzucato para a European Comission recomenda que programas estratégicos, voltados para uma missão bem definida, como o Programa Apollo, podem ser a chave para dar maior eficácia aos investimentos em P&D e inovação. Exatamente o contrário do que foi feito pelo Brasil no recente Programa INOVA Defesa, que ignorou completamente os programas estratégicos das Forças Armadas.

Mazzucato, M. (2018). MISSIONS. Mission-Oriented Research & Innovation in the European Union: A problem-solving approach to fuel innovation-led growth. Brussels, Belgium: European Comission.

3) Artigo do Almirante Alan  Arthou, do corpo de engenheiros da Marinha e membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), com larga experiência em projetos de construção naval militar, publicado na Revista  do Clube Naval, apresenta os prós e contras de contratações de produtos complexos no exterior e no país.

 Arthou, A. P. L. Contratação no exterior: é a melhor opção? Revista do Clube Naval.No. 384, Out/Nov/Dez 2017. PP: 58-61.

Direitos Reservados @ 2012 Todos os Direitos Reservados

Respeitamos sua privacidade e nunca divulgamos email de assinantes. 

Para cancelar sua assinatura, Clique aqui

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Portal do UFFDEFESA. 

Skip to content