O PROSUB como política pública de defesa voltada para dissuasão

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e o Programa Nuclear da Marinha (PNM), em conjunto, constituem, a um só tempo, uma relevante política pública de defesa, destinada a criar instrumentos críveis de dissuasão e um extraordinário desafio gerencial, industrial e tecnológico para o país. Sua implementação exigiu mais de 30 anos de persistência de vários atores, que atuaram em períodos em que o Brasil funcionou sob instituições muito distintas e demandará a alocação de expressivos recursos públicos durante várias décadas. Trata-se, portanto, de uma política que merece ser analisada com muita atenção.

Artigo dos pesquisadores Eduardo Siqueira Brick e Pedro Fonseca Junior, publicado pela Revista da Escola de Guerra Naval, utiliza nesta análise o arcabouço teórico dos fluxos múltiplos de Kingdon, com a modificação sugerida por Nowlin, que se mostrou mais adequada para análise de políticas públicas de defesa.

Brick, E. S. e Fonseca Junior, P. “Prosub: uma política pública de defesa destinada a criar instrumentos de dissuasão”. R. Esc. Guerra Nav., Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 175-203. jan/abril 2018.