Seminário de Gestão de Aquisição de Defesa

Talvez a mais importante e estratégica atividade das estruturas de defesa em tempos de paz seja o preparo da defesa. Essa é a principal atividade da logística de defesa e consiste no desenvolvimento e aquisição dos modernos produtos e sistemas de defesa.

Em matéria recente este portal discutiu o perfil dos profissionais necessários para desenvolver essa atividade.

Nos dias 7 e 8 de novembro de 2018 o Centro de Capacitação em Aquisição de Defesa (CCAD), recém criada unidade da Escola Superior de Guerra, voltado precipuamente para qualificar profissionais civis e militares do Estado brasileiro envolvidos com essas atividades, realizou na cidade do Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, o Primeiro Seminário de Gestão e Aquisição de Defesa (1o SEGAD).

Foram dois dias de trabalhos divididos em 4 grandes painéis:

Planejamento e Priorização de Capacidades Militares e o Plano de articulação e Equipamentos de Defesa (PAED).

Modelo para a Gestão de Pessoal Altamente Especializado

Gestão do Ciclo de Vida com foco em Sistemas Complexos

Desafios para a Sustentabilidade da Base Científica, Tecnológica e Industrial de Defesa

Os trabalhos podem ser encontrados no portal da Escola Superior de Guerra no link abaixo.

A ESG também publicou uma edição especial dos Cadernos de Estudos Estratégicos com textos elaborados específicamente para este evento.

Um dos artigos desta edição especial trata do processo de gestão estratégica da defesa em tempos de paz.