informe UFFDEFESA Março- Abril 2019 (#038)

09/05/19

1) O problema decisório central do planejamento da defesa em tempos de paz é quanto alocar do orçamento de defesa para desenvolver as capacidades operacionais de combate necessárias para o horizonte de planejamento e as de logística de defesa correlatas, particularmente seus componentes industrial e científico-tecnológico, que permitirão desenvolver e fabricar os complexos sistemas e produtos de defesa que compõem as capacidades operacionais vislumbradas.

A apresentação feita pelo Prof. Eduardo Brick do UFFDEFESA no  IX Simpósio Internacional de Logística Militar, realizado na LAAD 2019 no Rio de Janeiro, no dia 4 de abril de 2019, aborda este problema.

Artigo do mesmo autor publicado nos Cadernos de Estudos Estratégicos da ESG, já divulgado anteriormente, complementa a esta apresentação.

2) Apresentação feita pelo Brigadeiro Engenheiro Maurício Pazini Brandão, Secretário de Tecnologias Aplicadas do MCTIC, dá uma visão da nova atuação do MCTIC.

3) A criação do  Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa – RETID trouxe muitas esperanças para desonerar a indústria de defesa brasileira, tornando-a mais competitiva em relação a concorrentes estrangeiros. Entretanto o mecanismo tem sido pouco usado e pesquisa de Lauri da Silva, publicada na forma de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade da Força Aérea, procura desvendar os pontos positivos e negativos do regime, bem como sua aplicabilidade como mecanismo de fomento.

O texto da dissertação pode ser encontrado na seção Biblioteca/Dissertações do Portal

Acesso ao texto da dissertação.