Informe UFFDEFESA Novembro 2021 (#048)

19/12/21

1) No intuito de levar informação de qualidade sobre defesa para um público mais amplo, criamos um canal no You Tube com o nome DEFESA e DESENVOLVIMENTO. O objetivo é disponibilizar vídeos com apresentações completas (de até 45 minutos, duração típica de uma aula) e, também, vídeos de curta duração (de até 15 minutos) para divulgar informações, análises, conceitos básicos e fundamentos empíricos e teóricos sobre os temas relacionados à criação e sustentação de capacidade militar e a relação entre esta e o desenvolvimento industrial e tecnológico do país. O conhecimento de uma base conceitual mínima e das boas práticas internacionais é pré-requisito para viabilizar análises críticas, por parte da população, das ações governamentais voltadas ao preparo da defesa do país.

DEFESA E DESENVOLVIMENTO

O canal será inaugurado no dia 30/11/2021, às 18 hrs, com a divulgação da apresentação feita no dia 24/11/2021, na Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), realizada em Brasília, DF, com o título:

Pré-requisitos para o desenvolvimento e sustentação de  uma capacidade industrial e de inovação para defesa.

Durante a apresentação o chat do canal estará ativado para permitir interação com as pessoas que estiverem assistindo à estreia.

A apresentação abordará, entre outras questões, os equívocos incorridos pelo Ministério da Defesa na definição do que sejam produtos e empresas estratégicas de defesa. Esses equívocos são apontados como uma das causas do insucesso que o país vem tendo nos últimos anos na sustentação de empresas realmente estratégicas.

2) Dissertação de mestrado do Cel. A. Fábio Paggiaro, defendida na Universidade da Força Aérea (UNIFA), em 2018, analisa as instituições brasileiras responsáveis pela gestão estratégica da defesa e conclui que existem muitas deficiências e problemas a serem sanados.