A Governança da Base Logística de Defesa: Brasil, França, Suécia e China

A defesa de qualquer país depende de dois instrumentos fundamentais e igualmente importantes (não existe defesa de fato se os dois não forem equivalentes aos de outros países no Sistema Internacional): as Forças Armadas (FFAA) e a Base Logística de Defesa (BLD). Embora a necessidade de FFAA seja questionada por alguns, o seu papel é amplamente conhecido pela elite e pela sociedade. Entretanto o mesmo não ocorre com a Base Logística de Defesa, embora, desde a Segunda Grande Guerra, tenha ficado evidente que a logística de defesa se transformou em instrumento de defesa tão ou mais importante do que as próprias FFAA, em função, principalmente do acelerado desenvolvimento da tecnologia.

Assim, conhecer como outros países que possuem capacidade militar significativa gerenciam sua logística de defesa e compará-los com o Brasil, certamente contribuirá  para aumentar o conhecimento sobre esse importante instrumento, além de trazer ensinamentos que possam ser aplicados para aprimorar a governança da logística de defesa brasileira.

A mesa redonda realizada no dia 9/09/2014 durante o VIII ENABED, em Brasília, DF, contou com a presença de reconhecidos pesquisadores que são referência internacional sobre o tema.

Para que se pudesse ter uma base comum de comparação, foi preciso definir um arcabouço conceitual que pudesse ser usado pelos participantes da mesa na preparação de suas apresentações. Esse arcabouço não definiu a abordagem que cada participante  deveria tomar. Serviu apenas como referência conceitual genérica para garantir um foco comum a todos.

Foram feitas quatro apresentações, sendo que a primeira, que trata da situação brasileira, incluiu a discussão sobre o arcabouço conceitual.

As apresentações feitas, na ordem de sua realização, estão disponíveis abaixo.

Arcabouço conceitual e governança da Base Logística de Defesa Brasileira: Eduardo Siqueira Brick, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense e coordenador do UFFDEFESA – Núcleo de Estudos de Defesa, Inovação, Capacitação e Competitividade Industrial.

A governança da Base Logística de Defesa Francesa: Hélène Masson, Senior Research Fellow, Director of the Defence&Industry Department, Fondation pour la recherche stratégique (FRS, Paris)

A governança da Base Logística de Defesa Sueca: Martin Lundmark, Deputy Research Director, Swedish Defence Research Agency, FOI

A governança da Base Logístca de Defesa Chinesa: Richard A. Bitzinger, Military Transformations Program, S.Rajaratnam School of International Studies, Singapore