Requerimento 52/2014 da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, de autoria do senador Ricardo Ferraço, aprovado em 30/10/2014, propõe Audiência Pública com o objetivo de “avaliar a trajetória da indústria de defesa no Brasil – a partir do lançamento da Estratégia Nacional de Defesa – e tratar dos desafios enfrentados atualmente para concretizar o chamado legado da defesa”.
Como legados são mencionados no requerimento, entre outros, “os reflexos positivos que os investimentos no setor acarretarão em termos de geração de empregos de qualidade, no desenvolvimento industrial baseado em tecnologias de ponta e no aumento da pauta de exportação de produtos com maior valor agregado”.
O evento será realizado no dia 13/11/2014, quinta-feira, às 19 hrs, no Plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II, Senado Federal, Brasília, DF.
Audiência foi adiada em função de problemas de conciliação de horários dos participantes.
Nova data será posteriormente informada neste portal.
Entre as questões que essa audiência procurará responder destacam-se as seguintes:
a) As notáveis expectativas criadas pela END serão confirmadas?
b) O que de fato foi conquistado até os dias de hoje?
c) A legislação correspondente já foi aperfeiçoada o suficiente?
d) As transferências de tecnologia serão de fato concretizadas?
e) O legado será mesmo relevante?
f) Os projetos estratégicos das Forças Armadas correm risco de ficar pelo caminho?
As apresentações durante a audiência serão feitas por representantes da indústria, do governo (Ministério da Defesa) e da Academia.
Foram convidados o professor Eduardo Siqueira Brick (UFFDEFESA), para representar a Academia , o Ministério da Defesa (nome ainda não definido), Sami Youssef (Avibras/ABIMDE), André Amaro (Odebrecht) e Jackson Schneider (Embraer), representando a indústria.
A Reunião será transmitida pela TV Senado ao Vivo.
O Senado tem um portal chamado e-Cidadania onde qualquer cidadão pode fazer perguntas aos convidados (O Presidente da CRE aceita ou não transmitir as perguntas aos convidados).
O link para o canal de interação com as audiências públicas no Senado é o seginte: