informe UFFDEFESA Janeiro- Abril 2015 (#013)

30/04/15

Por falta de novidades  esse informe permaneceu inativo nos primeiros meses do ano.

1) Entretanto,  o ano de 2015 promete trazer notícias importantes para a logística de defesa, em função das várias iniciativas que estão em andamento no âmbito de inúmeras instituições ligadas às engenharias (Academia Nacional de Engenharia, Clube de Engenharia, Associação Brasileira de Engenharia de Produção), além de outras instituições em processo de criação. À medida que essas inciativas forem se materializando, elas serão divulgadas nesse informe.

2) A Academia Nacional de Engenharia (ANE) organiza na PUC-RJ, no dia 14 de maio de 2015, com o apoio do Clube de Engenharia, FINEP, ABIMDE e UFFDEFESA, evento para discutir defesa e capacitação industrial em produtos de alta tecnologia. O professor Eduardo Brick do UFFDEFESA fará uma apresentação sobre o tema, que será seguida de debate pelos presentes. Solictamos aos leitores desse informe que dêem ampla divulgação a esse evento, pois ele representará uma excelente oportunidade para reunir profissionais de empresas, governo e academia para discutir logística de defesa.

3) A Universidade da Força Aérea promove em seu campus, nos dias 27 e 28 de maio de 2015, Seminário de Estudos em Ciências Espaciais.

4) Workshop  organizado pelo Military Transformations Programme, do Institute of Defence and Strategic Studies (IDSS), da S. Rajaratnam School of International Studies (RSIS), uma unidade da Nanyang Technological University (NTU), Singapore resultou em um relatório sobre as perspectivas da indústria de defesa mundial.

5) Artigo do Dr. Laxman Behara do IDSA procura analisar a situação atual e propor uma estratégia para o desenvolvimento da indústria indiana de defesa.

6) Professor Eduardo Brick do UFFDEFESA fará apresentação sobre logística de defesa em seminário organizado pelo Curso Superior de Defesa (CSD) do MD, a ser realizado no dia 04/05/2015 na Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro. O evento não é aberto para o público. Entretanto, se for autorizado, todas as apresentações serão disponibilizadas no Portal do UFFDEFESA.