Criada a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional

Em concorrida cerimônia realizada na Câmara dos Deputados no dia 2 de junho de 2015, à qual o UFFDEFESA compareceu, o Congresso Brasileiro lançou a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional (FPMDN).

O Presidente da FPMDN, deputado Carlos Zarattini declarou que um dos principais objetivos da frente é permitir que o Congresso participe ativamente da revisão dos três principais documentos da defesa, a Política, a Estratégia e o Livro Branco.

Essa atuação, caso de fato efetivada, será extremamente relevante para o avanço das políticas públicas relacionadas à defesa, pois o distanciamento histórico do Congresso em relação a temas pertinentes à defesa tem sido apontado como uma das maiores dificuldades para o fortalecimento dos dois principais instrumentos da defesa: as Forças Armadas (FFAA)  e a Base Logística de Defesa (BLD).

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), engenheiro Sami Hassuani, apresentou um resumo dos resultados de trabalho elaborado pela FIPE da USP, mostrando o impacto da indústria de defesa na economia brasileira.

O Ministro da Defesa, Jacques Vagner, em sua fala, muito apropriadamente ressaltou que, embora os impactos da indústria de defesa na economia sejam relevantes, essa não é a justificativa principal para o fortalecimento dessa indústria. Ele enfatizou o carater estratégico da indústria de defesa e a sua essencialidade para a construção da defesa do país.

Portanto, o evento pode representar um marco importante na mudança do tratamento que os assuntos da defesa vem recebendo da esfera política, tanto do executivo quanto do legislativo do Estado Brasileiro.