CADEIA DE VALOR E IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DA INDÚSTRIA DE DEFESA E SEGURANÇA NO BRASIL, FIPE, 2015

Estudo realizado pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP a pedido da ABIMDE dimensiona o impacto econômico do setor de defesa e segurança no PIB nacional.

A Indústria de Defesa e Segurança no Brasil engloba uma série de atividades de produção e de serviços que além de contribuírem para a Segurança Nacional possuem um papel importante em termo de impactos econômicos e sociais. Tendo isso em vista, a presente pesquisa objetivou avaliar a importância socioeconômica da indústria de defesa e segurança no Brasil. Para tanto, foi empregada a metodologia de insumo-produto, que permitiu que se considerassem o conjunto das atividades de produção e serviços envolvidas no Complexo Produtivo da Defesa e Segurança, tanto a montante, quanto a jusante nas cadeias de valores.

Documentos gerados em função desse estudo podem ser acessados nos links abaixo.

Sumário Executivo.

Apresentação dos Resultados.