Escolha uma Página
informe UFFDEFESA Setembro-Novembro 2016 (#024)

PORTAL  DA

LOGÍSTICA

DE DEFESA

Data:

11/12/16

 1) No período de 24 de outubro a 13 de novembro de 2016 o professor Eduardo Brick do UFFDEFESA  realizou viagem de pesquisa à Suécia e Reino Unido para entender:

a) Como são concebidas e implementadas as políticas públicas para inovação, desenvolvimento e aquisição de produtos de defesa e desenvolvimento e sustentação da indústria de defesa;
b) Como são definidas as prioridades no orçamento de defesa (trade-offs entre capacitação industrial e tecnológica e dimensionamento das Forças Armadas); 
c) Como são conduzidos os processos de inovação, desenvolvimento e aquisição de produtos de defesa.
d) Como são definidos os requisitos de carreira e implementada a formação e qualificação de pessoal para atividades de logística de defesa (entendida no seu sentido mais amplo que inclui pesquisa, inovação, desenvolvimento, teste e avaliação, aquisição, manutenção e exportação de produtos de defesa);

 Durante essa viagem foram visitados os Parlamentos. Ministérios da Defesa e órgãos responsáveis por logística de defesa, think tanks e instituições de ensino desses países. Mais de 10 entrevistas e discussões  foram realizadas com profissionais (militares e civis), acadêmicos, pesquisadores e parlamentares de comitês de defesa.

  Os resultados dessa pesquisa serão publicados na forma de dossiês, artigos e livros sobre Logística de Defesa durante os próximos meses e disponibilizados neste portal.

  Os assinantes do Informe UFFDEFESA que desejarem poderão contactar o prof. Brick por email para obter mais informações sobre a pesquisa.

2) Os Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção (RPEP), que disponibiliza artigos relacionados à Logística de defesa, migrou para uma nova plataforma. Entretanto, os artigos anteriores a 2015 ainda não foram transferidos. Por este motivo os links no Portal do UFFDEFESA fora atualizados para permitir o acesso a todos os artigos dos RPEP publicados desde 2001.

Para facilitar o acesso a artigos publicados nos RPEP relacionados a logística de defesa, todos os artigos que possam ser úteis para pesquisadores ou interessados nessa área, serão disponibilizados, com autorização dos editores dos RPEP, em nova página no menu superior, que pode ser acessada clicando na aba RPLD (Relatórios de Pesquisa em Logística de Defesa).

Direitos Reservados @ 2012 Todos os Direitos Reservados

Respeitamos sua privacidade e nunca divulgamos email de assinantes. 

Para cancelar sua assinatura, Clique aqui

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Portal do UFFDEFESA. 

Skip to content