O relatório é o resultado de viagem de pesquisa do professor Eduardo Brick à Suécia, no período de 26/10/2-016 a 2/11/2016.
Os resultados dessa pesquisa serão publicados da maneira mais expedita possível, na forma de Relatórios de Pesquisa (ou dossiês) para facilitar o acesso por todos os interessados.
Entre os principais resultados destacam-se os seguintes:
a) Com relação à estrutura organizacional, cinco instituições exercem papel importante em relação à Logística de Defesa: o Parlamento, o Governo (através do MOD), as Forças Armadas, FMV (Defence Materiel Administration) e FOI (Swedish Defence Research Agency).
b) Com relação aos papeis desempenhados por essas instituições, existe uma clara separação de responsabilidades:
- O Parlamento e o MOD não tem qualquer atuação executiva (O MOD possui um efetivo de apenas cerca de 140 pessoas).
- O Parlamento aprova o planejamento, feito pelo Supremo Comandante das FFAA, a lei da defesa (que aloca recursos por 5 anos) e os orçamentos anuais.
- Toda a execução está a cargo de órgãos do Estado estritamente profissionais (FFAA, FMV e FOI), sem qualquer ingerência política no seu dia a dia. A interface entre o poder político e os órgãos de execução é feita exclusivamente através da aprovação dos planos, leis de defesa e orçamentos anuais.
- O MD interage com as FFAA e prepara as propostas de leis, planos e orçamentos a serem submetidos à aprovação do Parlamento.
- As FFAA fazem o planejamento da capacidade necessária em um período de 12 anos, condicionado ao orçamento que o Parlamento pode alocar à defesa.
- As FFAA não tem qualquer responsabilidade sobre a logística de defesa, exceto parte da logística de operações.
- A FMV tem total autoridade para gerenciar a logística de defesa, inclusive parte substancial da logística de operações. Ela atua sob contratação pelas FFAA, que recebem os fundos orçamentários necessários.
- A FOI é uma organização com capacidade para realizar pesquisa e análises para os demais. FOI também atua sob contratação dos demais.