informe UFFDEFESA Junho- Julho 2017 (#029)

05/08/17

1. Artigo de Eduardo Brick e Wilson Nogueira,  publicado pela Revista da Escola de Guerra Naval analisa o impacto da Estratégia Naval Brasileira e da situação política e econômica do Brasil ao longo do tempo, no desenvolvimento e sustentação da Base Logística de Defesa Brasileira de interesse direto da Marinha do Brasil.

2. Artigo do almirante Ruy Capetti, publicado para Revista Marítima Brasileira (RMB) trata da necessidade de serem estabelecidas regras para o intercâmbio de dados técnicos de engenharia e de logística entre os componentes do Ministério da Defesa, os elementos da Base Industrial de Defesa e todos os demais atores envolvidos no processo de obtenção de complexos sistemas de defesa.

Este tema é bastante atual na área de engenharia de sistemas, como assinalado em recente análise publicada neste Portal.

3. Escola Superior de Guerra (ESG), em processo de transformação para se tornar um instituição acadêmica habilitada a efetuar pesquisa sobre defesa e oferecer cursos de pós-graduação strito sensu, aprovados pela CAPES, abrirá concurso para contratação de 15 professores doutores para compor o seu corpo permanente. Quando o edital para o concurso for divulgado ele será imediatamente disponibilizado no Portal do UFFDEFESA.

4. Aula inaugural do Curso de Pós-graduação em Segurança Internacional e Defesa, oferecido pela ESG, ocorrerá no dia 07/08/2017. Várias das disciplinas do curso, relacionadas à logística de defesa, economia de defesa, gestão de CT&I, gestão de projetos e programas de defesa e projeto de força baseado em capacidades, serão ministradas por membros do UFFDEFESA.