Escolha uma Página
BLD e Poder Naval: presente e futuro (parte 1)

O Almirante Élcio de Sá Freitas teve papel importante na Engenharia Naval da Marinha do Brasil. Ocupou posições de destaque durante o período em que a Marinha do Brasil esteve envolvida com os projetos de construção de submarinos e corvetas. Participou, também, das atividades de ensino e pesquisa do Escritório Técnico de Construção Naval da Marinha em São Paulo, associado à USP. Portanto, é um ator privilegiado nessa busca por uma autonomia industrial, científica e tecnológica que o Brasil, embora não de uma forma sistêmica e persistente, vem perseguindo há muitos anos.

O Portal do UFFDEFESA já disponibilizou inúmeros de seus trabalhos publicados na Revista Marítima Brasileira e Revista Navigator.

Ver Sá Freitas (1),  Sá Freitas (2) e Sá Freitas (3).

Em novo artigo na Revista Marítima Brasileira de abril/junho de 2017, e que inicia uma nova série de tabalhos a serem publicados, o Almte. Élcio mostra porque um “poder naval dissuasivo e eficaz só pode obter-se enraizando-o no sistema técnico-científico-industrial do País, integrado ao desenvolvimento econômico nacional’.

Sá Freitas, E. Poder naval: presente e futuro. revista Marítima Brasileira. V. 137, abril/junho 2017. pp.18-27.

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Portal do UFFDEFESA. 

Skip to content