Política de Defesa

Artigo do Jornalista Merval Pereira no Jornal O Globo do dia 26/02/2019 trata do problema mais relevante e urgente no que concerne a estrutura do Sistema de Defesa brasileiro.

A estrutura do Ministério de Defesa brasileiro ainda não separou as atividades de logística de defesa das de operações de combate, medida que já vem sendo executada há muitos anos pelos países que possuem alguma relevância no cenário internacional, com excessão dos Estados Unidos da América.

Tal medida é necessária por questões de eficácia e eficiência.

As restrições orçamentárias para defesa tem sido uma das mais importantes justificativas para essas mudanças.

Mas o aumento da eficácia, decorrente de uma maior profissionalização das atividades de logística de defesa, também é um argumento muito forte em favor da mudança.

Política de Defesa. Merval Pereira. O Globo de 26/02/2019.