Escolha uma Página
A Base Industrial de Defesa e arranjos institucionais

A importância dos arranjos institucionais para o desenvolvimento e sustentação da Base Industrial de Defesa é abordada em tese de doutorado de Cristiano Ambros.

As mudanças no mercado global da indústria de defesa ocorridas nos últimos trinta anos impõem desafios significativos para o desenvolvimento e sustentação da uma base industrial de defesa nacional. Países como o Brasil, que se encontram em posições intermediárias da hierarquia internacional de produção de armamentos, enfrentam ainda mais constrangimentos, dado o chamado trilema de modernização da defesa. A experiência de uma série de países intermediários vem mostrando que, apesar das dificuldades, é possível desenvolver estratégias eficientes para superar o trilema da modernização e desenvolver e sustentar a indústria de defesa nacional. O trabalho tem o objetivo de compreender as estratégias de desenvolvimento e sustentação da base industrial de defesa nacional, buscando identificar a relação entre três variáveis:

a) a motivação política atribuída à indústria de defesa para a inserção estratégica internacional;

b) os arranjos institucionais arquitetados para gerenciar e promover esta indústria específica; e

c) a configuração do modelo de desenvolvimento e de sustentação da base industrial de defesa nacional.

Com este intuito,  estes conceitos são comparados em três casos de estudo: África do Sul, Austrália e Brasil. Desde o princípio dos anos 2000, o Brasil vem enfatizando a importância estratégica das indústrias de defesa e tem criado políticas específicas voltadas à articulação dos elementos necessários ao fortalecimento desta variável de poder internacional e de desenvolvimento tecnológico. As experiências de outros países podem auxiliar o Brasil a formular um modelo de desenvolvimento e sustentação da base industrial de defesa cada vez mais robusto, eficiente e adaptado aos desafios impostos por constrangimentos estruturais.

A tese de Cristiano Ambros pode ser encontrada na seção Teses da Biblioteca deste Portal.

AMBROS, C. C. BASE INDUSTRIAL DE DEFESA E ARRANJOS INSTITUCIONAIS: ÁFRICA DO SUL, AUSTRÁLIA E BRASIL EM PERSPECTIVA COMPARADA. Tese de Doutorado em Ciência Política. UFRGS, 2017

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Portal do UFFDEFESA. 

Skip to content