informe UFFDEFESA Maio- Julho 2020 (#043)

17/08/20

1) O Ministério da Defesa entregou ao Congresso Nacional, no dia 22/07/2020, os documentos de alto nível da defesa: Política Nacional de Defesa (PDN), Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN).

Esses documentos apresentam varios problemas que podem ser considerados graves (omissões, indefinições, não atribuição de prioridades, erros, entre outros), pois terão um impacto muito negativo na capacidade de defesa do Brasil, principalmente a médio e longo prazos.

Essa constatação coloca nas mãos do Congresso Nacional a responsabilidade de realizar um escrutínio desses documentos a fim de constatar se de fato esses problemas existem e redirecionar o Ministério da Defesa no sentido de saná-los.

Reconhecendo que o Congresso, no presente momento, não conta com uma assessoria suficiente para realizar essa difícil tarefa, urge que o Poder Legislativo convoque a sociedade para apoiá-lo nessa empreitada, recebendo análises, estudos, informações variadas e  promovendo audiências públicas, ou reservadas, dependendo do caso, com pessoas que possam dar alguma contribuição relevante.

Antecipando-se a essa convocação, o UFFDEFESA se dedicou a fazer uma análise, profunda, crítica e fundamentada dos documentos, com o propósito de levantar informações que possam ajudar o Congresso a identificar pontos que possam merecer uma maior atenção e, também, fornecer subsídios para qualquer pessoa que se disponha a participar desse escrutínio e posterior debate.

Análise Crítica da PDN, END e LBDN (Versão 2020)

2) Pesquisa realizada pelo UFFDEFESA com a colaboração da  ABIMDE- Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, coletou dados primários de 93 empresas de defesa associadas à ABIMDE.

Esses dados, além de outros da PINTEC 2014, Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, FINEP, BNDES e outros, serviram para analisar o papel do Estado no desenvolvimento e sustentação da Base Logística de Defesa.

O trabalho conclui que muitos modelos de sistemas de inovação que têm sido muito citados (mas não usados de fato em pesquisas), por exemplo Hélice Triplice, não se aplicam ao setor de defesa.

BRICK, Eduardo Siqueira e VILAS PORTO, Henrique Fernandes Alvarez. O papel do Estado e a interação entre empresas, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e Instituições de Ensino Superior (IES) para inovação e capacitação industrial e tecnológica para defesa no Brasil. Revista da Escola de Guerra Naval, v. 26, n.1, p. 254-303, jan/abr 2020. DOI 10.21544/1809-3191.