Propostas do CEDESEN para a transformação da Defesa para as necessidades do Brasil para o século XXI.

CENTRO DE DEFESA & SEGURANÇA NACIONAL (CEDESEN) tem como principais objetivos o de promover o debate de temas relacionados à defesa e à segurança nacionais do ponto de vista do interesse do Brasil, bem como o de promover, estimular e divulgar, em caráter sistemático, ideias, ensaios, artigos e pesquisas sobre Defesa e Segurança do Brasil, pelos meios de comunicação mais efetivos, eficazes e adequados.
Com base nessas assertivas, o Centro promoveu três encontros virtuais e elaborou documentos de trabalho para analisar e debater a Política e a Estratégia Nacional de Defesa. Dos eventos participaram congressistas ligados à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, pesquisadores com interesse no assunto, além de militares e civis, alguns deles com vivência e experiência no próprio Ministério da Defesa.
Fruto dessas análises e debates, foram feitas várias observações e colocações, finalizando com recomendações específicas para aprimorar as instituições e processos voltados para o preparo da defesa.
As recomendações abrangem 3 áreas consideradas por todos como extremamente relevantes e estratégicas:
a) As responsabilidades e a autoridade dos componentes do Poder Político envolvidos com a formulação e a implementação de políticas de defesa;
b) A necessidade de uma transformação urgente nas instituições de defesa, de forma a adequá-las às necessidades do país frente aos novos paradigmas de conflitos e torná-las aderentes às boas práticas internacionais;
c) A necessidade de incrementar a participação de profissionais civis nas várias atividades voltadas para o preparo de capacidade militar, tanto as operacionais de combate, quanto as de logística de defesa (industriais e de CT&I).

Essas propostas serão debatidas com personalidades políticas, militares e diplomatas em três webinars que serão realizados nos dias 1, 22 e 29 de outubro de 2021.

À medida que novas informações sobre os três webinars sejam produzidas elas serão imediatamente disponibilizadas nesta página, para facilitar o acesso por todos os interessados.

Texto com as propostas do CEDESEN

Informações sobre os webinars

Webinar I 01/10/2021