informe UFFDEFESA Janeiro-Fevereiro 2016 (#019)

15/03/16

1) Almte Élcio de Sá Freitas publicou na Revista Marítima Brasileira mais dois artigos, de um total de 12, da série a Busca da Grandeza, sobre a experiência brasileira na construção naval militar. Ele também publicou na Revista Navigator, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, artigo sobre Transferência de Tecnologia.

2) A dissertação “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS: Uma Análise da Política Pública para Capacitar o Brasil a Projetar e Fabricar Submarinos“, de Pedro Fonseca Junior, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Estudos Estratégicos.

3) Pesquisador Laxman Behera, do Institute for Defense Studies and Analyses (IDSA) da Índia, analisa o orçamento de defesa da Índia e o impacto do aumento de efetivos no desenvolvimento da BLD indiana e na modernização das Forças Armadas.

4) UFFDEFESA participou de Seminário sobre Indústria de Defesa organizado pela ESG como atividade do Curso Superior de Defesa 2016. Chamou a atenção dos presentes, na apresentação feita pela FIESP,  a situação calamitosa em que se encontra o setor industrial do Brasil e, em especial, sua indústria de defesa. A apresentação do UFFDEFESA foi feita pelo professor Eduardo Brick

5) O Centro de Estudos Político-Estratégicos (CEPE) da Escola de Guerra Naval organiza, no dia 7 de abril de 2016,  seminário sobre Tecnologia, Estratégia e Aquisições de Defesa em Tempos de Crise.