Escolha uma Página
informe UFFDEFESA Abril 2017 (#027)

PORTAL  DA

LOGÍSTICA

DE DEFESA

Data:

08/04/17

 Notícia muito relevante para a Defesa Nacional e para a logística de defesa motivou o envio deste informe para os assinantes do UFFDEFESA.

Trata-se da criação, pela Escola Superior de Guerra, do Curso de Pós-graduação em Segurança Internacional e Defesa (CPGSID), com início previsto para o dia 7 de agosto de 2017.

Este programa dará grande ênfase ao planejamento da defesa e ao papel central da logística de defesa nessa atividade.

Esta medida está prevista na versão atual da Estratégia Nacional de Defesa (END), ainda em discussão no Congresso Nacional.

“A ESG foi criada em 1949 com a finalidade de desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de assessoramento e direção e para o planejamento da segurança nacional no âmbito governamental, transmitindo a civis e militares um conhecimento amplo sobre os problemas brasileiros. Ao longo do tempo, novas demandas surgiram, o que levou a Escola a se adaptar às transformações da sociedade brasileira.

…Subordinada diretamente ao Ministro da Defesa, a ESG é um instituto de altos estudos e pesquisas na área do desenvolvimento, segurança e defesa nacionais e ministra um conjunto de cursos de capacitação de interesse do Poder Executivo.

…Sua principal finalidade é colocar em discussão temas estratégicos relacionados com o desenvolvimento, a segurança e a defesa nacionais.

…Juntamente com o ensino, a ESG desenvolve atividades de estudos e pesquisa com a finalidade de gerar conhecimento na área de defesa para as diversas estruturas do Ministério da Defesa.

Com a implementação do programa de pós-graduação stricto sensu, a ESG passa a estruturar grupos de pesquisa sobre o tema Segurança Internacional e Defesa inserindo-se na comunidade epistêmica da área de estudos de defesa.”

Direitos Reservados @ 2012 Todos os Direitos Reservados

Respeitamos sua privacidade e nunca divulgamos email de assinantes. 

Para cancelar sua assinatura, Clique aqui

Editor-Chefe: Prof. Eduardo Siqueira Brick
Portal do UFFDEFESA. 

Skip to content