Repercussões na midia sobre a decisão do Programa FX-2.

A decisão brasileira pela escolha do caça Gripen NG para o programa FX-2 mereceu razoável atenção da grande mídia brasileira. Embora a maioria das matérias tenha se limitado a tratar de aspectos técnicos, ou considerações sobre o que se passou nos bastidores, alguns articulistas apresentaram análises mais abrangentes, tocando em questões importantes, mas que ainda não despertaram o interesse de um público maior.

Anteriormente, em 15/06/2010, o professor Eduardo Brick da UFF já havia escrito um artigo, O programa FX-2 e a autonomia tecnológica industrial,  publicado pelo Monitor Mercantil, onde descrevia e analisava os critérios que deveriam ser utilizados como base para a decisão brasileira. Este artigo permaneceu muito atual tendo em vista a decisão que acabou sendo tomada.

No dia 23/12/2013, logo após o anúncio da decisão brasileira, o professor Eduardo Brick publicou novo artigo neste portal, A escolha do Grippen NG para o Programa FX-2: impactos para a defesa, analisando os  possíveis impactos para a defesa decorrentes dessa decisão.

Este artigo mereceu matéria na coluna de O Globo do jornalista Merval Pereira no dia 28/12/2013.